Caála - Sete mil árvores diversas foram plantadas, em 2024, pela Administração do município da Caála, província do Huambo, no âmbito do programa de arborização urbana e repovoamento florestal.
Os dados foram apresentados à ANGOP, este sábado, pelo director local do saneamento básico e espaços verdes, Matias Francisco Kamucolo, ao lembrar que 2023 haviam sido plantadas seis mil 200 árvores.
O responsável disse tratar-se de espécies de eucalipto, acácias, casuarinas e jacarandás, plantadas com auxílio da população e de organizações da sociedade civil.
Informou que a campanha contemplou árvores frutíferas como goiabeiras, mangueiras nespereiras, no quadro das acções do programa de combate à pobreza.
Para este ano, disse terem como perspectiva a plantação de quatro mil árvores diversas, tanto na zona urbana, como na rural, por via do projecto “Caála Verde”, implementado no II semestre de 2024.
Matias Francisco Kamucolo disse que o processo vai ter maior incidência nos bairros Muangumbala e Caála Velha, arredores da cidade, com o objectivo de reforçar a cortina de vento.
Por isso, solicitou o contributo da população na protecção das árvores, a começar pelas que se encontram nos arredores das suas residências
O município da Caála, localizado no corredor Oeste da província do Huambo, conta com uma população estimada em 392 mil habitantes. MLV/JSV/ALH