Caxito - O vice-presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Donald Brown, trabalhou, nesta quarta-feira, na província do Bengo, onde constatou a implementação e funcionamento das escolas de campo, no âmbito do Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares (SREP).
O responsável visitou a escola do campo Tuendy, no município do Dande, onde recebeu explicações sobre o trabalho que é desenvolvido pelos agricultores, dentro das boas e recomendadas práticas da agricultura familiar.
Donald Brown lembrou que o FIDA está a investir 50 milhões de dólares no projecto SREP, orçado em 150 milhões de USD, que conta ainda com o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o governo de Angola.
Na província do Bengo, o Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares prevê a constituição de 668 escolas de campo, à razão de 167 escolas por cada um dos quatro municípios selecionados - Dande, Dembos, Pango Aluquém e Nambuangongo.
O Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares (SREP) visa contribuir para a melhoria da segurança alimentar e nutricional dos agregados familiares, assim como aumentar a produtividade agrícola e a resiliência das famílias.
Tem como alvo um total de 218.000 famílias e vai cobrir 35 municípios em sete províncias do país, nomeadamente Bengo, Zaire, Uíge, Cuanza Norte, Benguela, Cunene e Namibe. CJ/IF