Ndalatando) - A vice-governadora do Cuanza-Norte para o sector Político, económico e Social, Constantina Machado, incentivou hoje, segunda-feira, em Ndalatando, o aumento da participação feminina no movimento associativo de camponeses.
A responsável fez este apelo quando intervinha na sessão de capacitação de mulheres sobre criação e formalização de cooperativas, inserida na Jornada Nacional da Mulher no Meio Rural, que decorre de 1 a 30 de Outubro em todo o país.
Salientou que, por via do cooperativismo ou do associativismo, as mulheres conseguem ter acesso aos recursos para produzir, serviços e oportunidades de crédito.
Acrescentou que o cooperativismo promove, também, a participação na realização de trabalhos conjuntos e coordenados, com vista à maximização dos resultados.
Realçou o enorme potencial produtivo das mulheres e acrescentou que só unidas serão capazes de promover este potencial e quebrar qualquer barreira ao empoderamento feminino.
Entre outros, a formação, com a duração de três dias, e que saída o 15 de Outubro consagrado o Dia Mundial da Mulher no Meio Rural, está a debater temas como “Criação e formalização de cooperativas”, “Oportunidades de acesso ao crédito/micro credito”.
A capacitação é promovida pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) para apoiar mulheres a formarem novas cooperativas, formalizar as existentes e a criar pequenos negócios para melhorar a segurança económica das suas famílias.
Aquela responsável sublinhou, que o sistema do cooperativismo contribui para o combate à pobreza e o crescimento económico inclusivo. DS/YD