Zango - A presidente da UNACA-Confederação, Ricardina Machado, disse hoje, terça-feira, na comuna de Calumbo, município de Viana (Luanda), que a agremiação está engajada na sensibilização das cooperativas para aumentar a produção nacional e fomentar a diversificação da economia.
A responsável, que falava à ANGOP, no âmbito de um programa de capacitação dos responsáveis de cooperativas agrícolas, ao nível da província de Luanda, entende que, para concretizar o aumento da produtividade, é necessário mais apoios técnicos e créditos bancários.
A responsável da União Nacional dos Camponeses Angolanos (UNACA) reconhece que o aumento da produção nacional vai, de facto, estimular o consumo de produtos locais, sobretudo agrícolas, daí que, algumas cooperativas terem já sido financiadas, com valores que vão desde 15, 30 e 50 milhões de kwanzas, que serão reembolsados daqui há cinco anos.
Disse existir, por outro lado, excesso de produtos locais no mercado, pelo que defende, igualmente, a criação de pequenas indústrias e médias empresas, com vista a que se evite a deterioração dos produtos.
Por outro lado, o presidente do Corredor do Baixo Kwanza e coordenador das Cooperativas Agrícolas, Pescas e Aquicultura da região, Francisco Ventura, disse ser importante a actualização de conhecimento, visando imprimir maior dinâmica na produção nacional, com o fim de abastecer os mercados formais e informais da província.
Recordou que o Corredor do Baixo Kwanza foi um dos maiores celeiros de produtos, tanto agrícolas como pesqueiros, daí que se quer resgatar a mística dos agricultores e pescadores da região do Calumbo, Viana, no quadro das políticas do Governo.
O presidente dos agricultores da região do baixo Kwanza, tranquilizou a sociedade, realçando, que a província de Luanda, no geral, pode contribuir no mercado interno, com a sua produção alimentar.
O programa de capacitação dos responsáveis de cooperativas agrícolas, ao nível da província de Luanda, é organizado pela União Nacional dos Camponeses Angolanos (UNACA). SM/DP/AC