Uíge – A campanha de colheita de café, aberta esta terça-feira, no município de Mucaba, na província do Uíge, prevê uma safra de seis mil 630 toneladas do produto, referente à época agrícola 2023/2024.
Na campanha agrícola do ano anterior, a província do Uíge colheu cinco mil e 502 toneladas de café.
O anúncio foi hoje feito pelo director do Gabinete Provincial da Agricultura do Uíge, Eduardo Gomes, na abertura da campanha de colheita de café, realUíge prevê colher mais de seis mil toneladas de café este anoizada na fazenda Boa Esperança.
O responsável informou que o Instituto Nacional do Café (INCA) no Uíge prevê distribuir, este ano, um milhão e 500 mil mudas de café aos produtores locais, para dinamizar a produção dessa cultura na região.
Destacou os sinais de recuperação gradual da produção do café na região, resultante da aposta do governo local na mecanização de terras, incentivos aos produtores, entrega de mudas para a renovação dos cafezais, criação de infra-estruturas de apoio à produção, comercialização e atribuição de micro créditos aos produtores.
"Os indicadores da produção na região tem registado, nos últimos anos, um crescimento exponencial e expressivo ", disse Eduardo Gomes.
Por sua vez, a vice-governadora do Uíge para o sector Político, Económico e Social, Sonia Arlete Cahombo, reafirmou a aposta do governo local no resgate da mística da província na produção do café, no âmbito da diversificação da economia.
Defendeu a necessidade da melhoria e o alargamento de áreas de produção, visando obter maior número de colheitas.
Exortou os jovens da região a apostar na produção do café, para garantir a empregabilidade e renda para as famílias.
A província do Uíge conta com 1.500 cafeicultores, com maior incidência nos municípios de Mucaba, Quitexe e Songo.
A fazenda Boa Esperança, local da abertura da campanha da colheita do café, conta com uma área total de 250 hectares, sendo 75 dedicados à plantação de café.NM/JAR