Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Técnicos do IDA da região norte aprimoram conhecimentos

     Agricultura              
  • Zaire • Quinta, 08 Agosto de 2024 | 16h15
Participantes à acção formativa sobre escolas de campo no Zaire
Participantes à acção formativa sobre escolas de campo no Zaire
David Augusto-ANGOP

Mbanza Kongo – Trinta e três técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) da região norte participam, desde quarta-feira, em Mbanza Kongo, numa acção formativa sobre técnicas do Sistema de Informação Geográfica (SIG), no âmbito do Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares (SREP, na sigla inglesa).

Trata-se de supervisores e monitores provinciais e municipais provenientes das regiões do Zaire, Bengo, Uíge e Cuanza-Norte.

Durante cinco dias, os participantes vão abordar matérias relativas à gestão dos campos de uma tabela, adição de campos com cálculos geométricos, bem como a elaboração de cálculos, questionários simples e avançados, entre outros temas.

Em declarações hoje à ANGOP, o director nacional do SREP para área de monitoria e avaliação, Guilherme Chicola Chivando, disse que o evento alinha-se na política de formação permanente dos quadros com a responsabilidade de recolha e tratamento de dados e na produção de relatórios.

No Zaire, o SREP começou a ser implementado em 2020 e prevê abranger 208 escolas do campo nos seis municípios, das quais 75 do II ciclo já beneficiaram de mais de 31 milhões de kwanzas.

Outras 133 escolas de campo do I escalão já foram capacitadas e esperam receber 58 milhões de kwanzas como fundos operacionais.

O SREP é co-financiado pelo Executivo angolano e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA), com o objectivo de desenvolver e aumentar a produtividade agrícola e a resiliência dos agregados familiares.

O projecto está a ser implementado nas províncias do Zaire, Bengo, Uíge, Cuanza-Norte, Cunene e Benguela. DA/JL





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+