Ondjiva – Os Indicadores de plataforma agroclimática estão ser abordados esta quinta-feira, em Ondjiva, no Cunene, na formação promovida pelo Projecto de Fortalecimento da Resiliência, da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN).
A acção formativa, de três dias, congrega 25 técnicos do Gabinete Provincial da Agricultura, nas áreas da pecuária, pesca, floresta, veterinária e do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET).
Os participantes vão abordar ainda temas sobre como manusear a plataforma agloclimática do FRESAN, que engloba diversos indicadores climáticos, desde a temperatura, humidade no solo e a circulação atmosférica.
Na ocasião, o consultor do Instituto Português do Mar e da Atmosfera do projecto FRESAN, Carlos Pereira, disse que estão a dar esta formação com objectivo de preparar os técnicos para actuarem, caso surjam eventuais calamidades.
Fez saber que estão a aprofundar ainda os instrumentos de protecção civil e climatologia, em função das mudanças climáticas na região, para no futuro ajudar as comunidades a se prevenir das condições difíceis do nível climático.
Carlos Pereira sublinhou que a primeira formação sobre indicadores de plataforma agroclimática foi realizada em Abril, deste ano, na província de Luanda, dirigida aos técnicos do INAMET.
Depois do Cunene, a formação vai decorrer ainda este mês, nas províncias da Huíla e Namibe.