Soyo - Setenta e cinco mil toneladas de produtos do campo serão colhidas no município do Soyo, província do Zaire, no âmbito da campanha agrícola 2024/25.
Na época agrícola passada, o município do Soyo, zona costeira da província do Zaire, produziu 50 mil toneladas de produtos diversos.
A regularidade das chuvas, entrega atempada de inputs agrícolas e o apoio na preparação mecanizada de campos de cultivo, concorrem para essa previsão do aumento da produção agrícola na região, segundo o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, Agostinho Seque.
O responsável, que falava esta terça-feira à ANGOP, informou que a Administração Municipal adquiriu e distribuiu catanas, enxadas, pás, machados, ancinhos e seis mil quilos de sementes de feijão e milho a sete cooperativas agrícolas locais.
Sem avançar o total de hectares preparados para a presente campanha, a fonte disse que a produção agrícola incidir-se-á, também, em outras culturas tradicionais, como a mandioca, o amendoim (jinguba), o gergelim, as hortícolas, entre outras.
Agostinho Seque destacou o apoio prestado por uma organização não-governamental nacional na preparação mecanizada das áreas de cultivo, nas comunas do Mangue Grande, Quêlo e Pedra do Feitiço.
Destacou, igualmente, a assessoria técnica que tem sido prestada a 225 famílias camponesas, inseridas em nove escolas de campo, pelos técnicos locais do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) que transmitem os conhecimentos sobre as novas técnicas de cultivo.
Lembrou que as escolas de campo estão inseridas no Projecto de Fortalecimento de Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN) em curso no país, a cargo do Executivo angolano e da União Europeia (EU).
O sector da agricultura no município do Soyo controla um universo de 59 cooperativas agrícolas, distribuídas pelas comunas do Sumba, Pedra do Feitiço, Quêlo, Mangue Grande e Sede. PMV/JL