Malanje- A formação dos efectivos do Serviço Penitenciário e da população penal das cadeias a nível das 18 províncias do país consta das prioridades do órgão, com vista a rentabilizar as referidas unidades e complementar o sistema nacional de produção agrícola e animal.
O projecto iniciado há um ano, conta com a parceria do Ministério da Agricultura e Florestas, visando resgatar os níveis de produção agrícola e animal que os estabelecimentos penitenciários do país já atingiram em tempos idos, sobretudo a Damba, no que toca ao abastecimento de bens alimentares.
A informação foi reiterada hoje, segunda-feira, em Malanje, pelo director-geral do Serviço Penitenciário, Comissário prisional principal Bernardo Gourgel, à margem de uma visita efectuada ao Estabelecimento Prisional da Damba.
Fez saber que a parceria está a permitir actualmente a produção de grãos, hortícolas, fruteiras e tubérculos numa extensão de 300 hectares nas cadeias de Malanje, Benguela, Huambo, Cuanza Sul e Cuanza Norte.
Destacou o aumento da produção que a Damba tem vindo a registar, com 22 hectares de fruteiras, 15 de mandioca e igual numero de batata rena, para a além da cebola e tomate, que começam a ser produzidos em grande escala nos próximos dias.
Em termos de produção animal, estimou em mais de 100 cabeças de gado bovino, numa altura em que decorrem trabalhos de reabilitação de uma pocilga, que terá capacidade para 200 suínos.
Bernardo Gourgel afirmou que a referida unidade, localizada no município de Mucari, tem todas as condições técnicas para voltar a ser referência a nível nacional, tendo em conta as terras aráveis e abundantes recursos hídricos de que dispõe.
Por sua vez, o assessor do Ministério da Agricultura, Walter Bemba, reforçou que a parceria com o Ministério do Interior visa aproveitar a força de trabalho existente nas cadeias, com vista a contribuir no alcance dos níveis de produtividade que o país precisa em termos agrícolas.
Com isso, acrescentou, a alimentação da população pena deixará de ser um “peso” para o Executivo e passará ela própria a assumir um papel fundamental na auto-suficiência alimentar.
A agenda de trabalho do director-geral do Serviço Penitenciário reserva para terça-feira, último dia em Malanje, visita ao Estabelecimento Prisional Feminino de Cacuso. ACC/NC/PBC