Chinguar - O secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, Isaac dos Anjos, reiterou, esta terça-feira, no município do Chinguar, província do Bié, a aposta do Executivo no domínio da agricultura, especialmente às famílias camponesas, produtores e à classe empresarial.
O dirigente falava num breve contacto com a população da aldeia de Ganga, no âmbito da sua visita de dois dias ao Bié.
Isaac dos Anjos avalia o que está a ser feito, no domínio das florestas, pelo Ministério da Agricultura, em parceria com o Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (ISSFAA), nos municípios de Catabola e Chinguar.
O secretário do Presidente adiantou que o apoio do Governo continuará a ser na distribuição de insumos agrícolas às famílias camponesas, fortalecimento do sector empresarial local, para se juntar aos esforços do Executivo na produção agrícola e instalação de indústrias.
Confirmou ainda que a ideia do Governo é acabar o mais rápido com a importação de alimentos, já que o solo do país é fértil para a produção do milho, arroz, batata-rena, trigo, soja, mandioca, entre outros.
Por este motivo, assegurou a aposta das autoridades na reabilitação de estradas e vias secundárias e terciárias, para facilitar a circulação de pessoas e bens.
Outrossim, destacou o empenho que as famílias camponesas do município do Chinguar têm vindo a fazer, especialmente no cultivo do trigo, batata-rena, milho, hortícolas, entre outros.
Neste sentido, Isaac dos Anjos encorajou aos camponeses a prosseguirem na aposta da agricultura, no âmbito da redução da pobreza e da fome no seio das populações.
No âmbito da sua estada, o secretário visitou na manhã desta terça-feira os polígonos florestais da Ganga, no Chinguar. Já à tarde, desloca-se ao polígono florestal de Belchior e ao centro de mudas, na comuna da Chipeta, no município de Catabola.
Nesta municipalidade vai visitar ainda a missão da Chissamba.
Fazem parte da comitiva, além do governador do Bié, Pereira Alfredo, os secretários de Estado das Florestas, Indústria e das Obras Públicas.JEC/PLB