Cuilo – O secretário do Presidente da República para o sector produtivo, Isaac dos Anjos, iniciou terça-feira, uma visita de trabalho no interior da província da Lunda-Norte para constatar o potencial agro-pecuário, com vista a introdução de culturas que garantem benefícios e rendimentos às famílias.
A agenda de Isaac dos Anjos começou nos municípios do Cuilo, Caungula e Capenda-Camulemba, manteve encontros com produtores e visitou alguns campos de produção.
No prosseguimento da sua agenda, hoje, quarta-feira, o secretário do Presidente da República, trabalhou no município do Lóvua, um dos escolhidos pelo Governo local, para a implementação do Plano Nacional de Produção de Grãos (PLANAGRÃO).
O Governo angolano, com apoio dos seus parceiros, pretende que as famílias sejam protagonistas do desenvolvimento e da diversificação da economia da região.
Para tal, numa primeira fase, pretende-se a introdução do cultivo de café e palmar, ao que se segue a inserção de novas variedades como a produção multiplicada de manga, fazendo jus ao potencial e à vocação natural da província.
O Executivo quer transformar a manga num produto de rendimento, assim como abrir o mercado local à exportação e, até, à entrada na indústria de produção de sumos e compotas.
Quanto à cultura de café, o Executivo conta com o apoio das empresas diamantíferas, que já disponibilizaram dez camiões com mudas de café.
No âmbito da responsabilidade social das empresas do subsector dos diamantes, já há garantias de financiamento para a instalação de um viveiro para a produção de um milhão de mudas de café/ano.
A agenda de Isaac dos Anjos termina quinta-feira, nos municípios de Cambulo e Lucapa. HD