Uíge - O secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, manifestou, no Uíge, a necessidade de aumento da produção nacional, para evitar a importação dos bens essenciais e o desperdício de divisas.
Milton Reis, que falava quinta-feira num encontro com os agricultores e agentes económicos no município do Puri, disse ser essencial atingir a auto-suficiência alimentar, sobretudo na produção dos produtos da cesta básica e de outros bens essenciais para o consumo interno.
"Os produtores podem aumentar a produção nacional, com a ajuda de financiamento para aquisição de máquinas agrícolas e contando com os operadores do comércio e distribuição para a intensificação das compras dos produtos nacionais a levar aos centro de consumo", frisou.
O secretário de Estado do Planeamento avançou que o PRODESI vai continuar a apoiar no registo dos produtores e na indicação dos documentos necessários ao acesso ao crédito e na divulgação e exposição dos produtos nacionais junto dos compradores.
Referiu que a visita à província do Uíge visa, igualmente, constatar as iniciativas de combate à pobreza, o grau de execução do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
Por sua vez, a administradora municipal do Puri, Delfina Henriques, disse que a falta de reabilitação das vias de acesso e a falta de financiamento estão a dificultar o fomento da produção agrícola das 22 cooperativas, 43 associações e a produção nos 670 tanques de peixe, dos quais 45 sem utilização.
Milton Reis, que encabeça uma equipa do Ministério da Economia e Planeamento, iniciou os trabalhos na quarta-feira no município do Uíge, tendo já passado pelos do Songo, Quitexe, Negage, Puri, Sanza Pombo e encerrou quinta-feira na sede da província.