Menongue - O novo Secretário de Estado para as Florestas, João Manuel Bartolomeu da Cunha, está a radiografar, desde esta quinta-feira, a situação da protecção da flora e da apicultura, na província do Cuando Cubango.
Em declarações à imprensa, à saída de encontro com a vice-governadora para os sectores Político, Social e Económico, Helena Chimena, o secretário de Estado avançou que a radiografia do sector será feita em três dias.
Para o efeito, de acordo com João da Cunha, irá trabalhar, para alem de Menongue, no Cuchi, onde funciona a Companhia Siderúrgica do Cuchi (CSC), vocacionado na produção do ferro Gusa, um projecto que contempla a componente de repovoamento florestal.
A respeito da componente de reflorestação, desde o ano passado já foram plantadas mais 35 mil mudas de eucaliptos e durante o primeiro semestre do ano em curso já foram abrangidas mais de 150 mil, com a tendência de atingir, a partir de 2025, um a dois milhões por ano da mesma espécie de mudas.
A Companhia Siderúrgica do Cuchi pretende ampliar, este ano, para sete viveiros de mudas de eucaliptos, para o repovoamento de 10 mil hectares por ano, área que é igualmente desmatada por cada ano de produção de Gusa.
De referir que a visita visa o acompanhamento adequado das acções do sector em curso no Cuando Cubango, no sentido de traçar estratégias contínuas viradas para a protecção e uso racional dos recursos florestais locais na questão de exploração. ALK/FF/PLB