Mbanza Kongo – Os agricultores no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, mostraram-se, esta sexta-feira, animados com a regularidade de chuvas que caem na região e perspectivam uma boa campanha agrícola.
Ouvidos pela ANGOP, afirmaram que a presente época agrícola no município sede pode superar a anterior que foi caracterizada por interregno das quedas pluviométricas em alguns meses do ano.
Para Sebastião Manuel, agricultor, além das constantes chuvas que prenunciam uma colheita satisfatória de produtos do campo, junta-se a isto, à distribuição atempada de inputs agrícolas aos camponeses associados em cooperativas agrícolas.
Ana Maravilha e Agostinho Seke, agricultores, afirmaram que no princípio da presente época agrícola ficaram apreensivos com a irregularidade de chuvas que se fazia sentir em Outubro e Novembro deste ano, no município de Mbanza Kongo.
“Muitos camponeses que lançaram as sementes à terra nos primeiros dias do mês de Outubro perderam a suas culturas, por falta de chuvas na altura”, expressaram.
Outros, acrescentaram, só conseguiram de semear a jinguba, o milho e feijão (culturas de três meses) só em finais de Novembro, o que poderá retardar a colheira desses cereais na circunscrição.
O município de Mbanza Kongo é potencialmente agrícola, sendo a mandioca, gergelim, abobora, feijão, milho, amendoim (jinguba), citrinos, banana e feijão macunde os produtos mais cultivados. JL