Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Rede Eiffel aposta no reforço da competência feminina   

     Agricultura              
  • Cuanza Norte • Sexta, 16 Junho de 2023 | 21h16

Ndalatando – Um workshop sobre a Projecção da Mulher na Carreira Científica aconteceu, esta sexta-feira, na escola Eiffel Ndalatando, com o objectivo de elevar e incentivar a competência feminina nas áreas técnicas.

Promovida pela Rede Muhatu, Movimento das Associações de Mulheres da Indústria Petrólifera, o encontro visou ainda incentivar as estudantes para cursos técnicos na área da engenharia, para o equilíbrio no género neste sector.

 Segundo dados do movimento Muhatu, 86 por cento dos trabalhadores da indústria petrolifera são homens.

O worshpo visou promover e despertar a nova geração para equilíbrio no género neste sector.

O encontro teve como palestrantes a secretária geral da Total Energies, Tânia Almeida, as engenheiras  Catia Costa e Mária António e uma representante do Ministério dos Petróleos.

As palestrantes incentivaram as jovens a apostar na formação académica e a aprender a superar as dificuldades.

Aconselharam-nas a traçar metas, definir objectivos para se tornarem indepedentes,  prevenindo-se da gravidez e casamento precose, um dos empecilhos do empoderamento da mulher.

A directora da rede Eiffel Ndalatando, Marcelina dos Anjos, considerou o projecto de extrema importância, destacando que o programa educativo da instituição também prima pela igualdade no género.

Afimou que o projecto faz perceber que a instituição e outras organizações estão preocupadas na valorização da igualdade no género, fundamental porque ajuda a elevar o nível científico e académico das raparigas na instituição.

Explicou que para promover a igualdade de género, em cada ano lectivo,  a instituição admite o mesmo número de rapazes e raparigas.

No workhop foram apresentadas duas alunas da Rede Eiffel que ganharam bolsa de estudo na Total Energie, por concluiram o ensino secundário com melhores notas.

O movimento Muhatu foi criado em 2022 e tem como foco a jovem mulher.

 Angola conta, desde 2008, com  quatro escolas da rede Eiffel,  nas províncias do Cuanza Norte, Bengo, Cunene e Malanje, financiadas pela petrolífera Tottal Energies, em parceria com Missão Laica e a Embaixada Francesa. IMA/VM 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

PR participa no funeral de Sam Nujoma

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 16h02

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+