Huambo - O secretário do PRS na província do Huambo, António Soliya Selende, defendeu, esta quinta-feira, melhoria das políticas agrárias, para o reforço das estratégias de combate à pobreza e ao desemprego, visando o desenvolvimento social e económico.
O partidário falava à imprensa, no final de um encontro com o chefe do departamento da Agricultura na província do Huambo, Anás Vidro, com quem abordou assuntos ligados à promoção da produção agrícola familiar.
António Soliya Selende disse ser necessário apoiar substancialmente as famílias camponesas com instrumentos de trabalho, fertilizantes, sementes e outras exigências agronómicas, para que se consiga incrementar os resultados agrícolas e, consequentemente, diversificar a economia.
Por seu turno, o chefe departamento da Agricultura na província do Huambo, Anás Vidro, disse existir um programa activo de distribuição de fertilizantes e sementes, cujo processo vai assistir maioritariamente as famílias camponesas em condições vulneráveis, para a redução da pobreza nas comunidades.
Lembrou que o Governo da província do Huambo prevê distribuir, aproximadamente, oito mil toneladas de adubos compostos e simples, para o reforço da campanha agrícola 2024/2025, sendo que deste conjunto, três mil 300 toneladas já se encontram nos 11 municípios.
Apelou aos jovens a se auto-empregar com a dinamização dos projectos agrícolas e a serem criativos, por via das iniciativas empreendedoras, para a promoção do desenvolvimento social e económico.
Para a campanha agrícola 2024/2025, estão preparados 872 mil 156, 46 hectares de terras aráveis, para o cultivo diversificado na província do Huambo. LT/JSV/ALH