Dondo – Quinze produtores de banana do município de Cambambe, província do Cuanza- Norte, estão a beneficiar do projecto “Movimento Cultivar”, implementado pela empresa de Consultoria Agrária Sandagro, informou esta segunda-feira, o director da empresa, Feliciano Sandambongo Chissapa.
O projecto, lançado no princípio deste ano, visa sensibilizar as comunidades rurais para a adopção de novas técnicas de cultivo da banana, visando o aumento da produtividade.
O director, que falava à ANGOP, no Dondo, município de Cambambe, a propósito do projecto "Movimento Cultivar”, salientou que o projecto consiste na implementação de novas dinâmicas produtivas que passa pela formação dos produtores familiares sobre os novos processos de cultivo.
Acrescentou que o objectivo é capacitar os agricultores para que possam maximizar a cultura da banana e desenvolver sistemas de produção sustentáveis, aproveitando nichos e demandas do mercado.
Feliciano Chissapa esclareceu que, com o recurso às novas técnicas, já é possível plantar duas mil e 500 socas de bananeiras, utilizando compassos de dois metros/dois metros e colher a mesma quantidade de cachos de oito a nove meses.
Informou que as técnicas utilizadas, actualmente, pelos camponeses não permitem este nível de produção, devido ao compasso longo, traduzido na exploração de várias extensões de terras com baixo rendimento.
A empresa perpectiva promover, no próximo sábado, no Dondo, sede do município de Cambambe, o Workshop da Banana, com o objectivo de formar produtores sobre as técnicas de preparação dos solos.
O evento vai, ainda, se debruçar sobre o plantio, ciclo vegetativo da banana, condução, doenças e pragas que afectam a bananeira, população de bananeira por héctar, colheita, valor comercial, nutritivo e o mercado da banana.
Referiu que a aposta na banana deve-se ao facto de esta fruta ser um negócio do presente e do futuro, devido ao baixo custo de produção, manejo fácil e por estar a substituir o pão na ementa do pequeno-almoço dos angolanos, podendo ser consumida verde (assada, cozida e frita) ou madura.
“A cultura da banana, quando bem conduzida é um factor muito grande de desenvolvimento das famílias”, notou.
O projecto está focado em Cambambe porque neste município está implantado o projecto de agricultura irrigada do Mucoso, onde a banana tem se destacado como a principal cultura.
Dados oficiais indicam que o perímetro irrigado do Mucoso foi, até 1974, o segundo maior produtor da banana do país, depois do Vale do Cavaco, em Benguela, cuja produção era, essencialmente, virada para a exportação.
A Sandagro está no mercado há seis anos e actua nos domínios de assessoria e consultoria agrária nas províncias de Luanda, Bengo e Cuanza-Norte. DS/IMA/AC