Cuito Cuanavale - Pelo menos 690 camponeses dos municípios do Cuito Cuanavale , Cuchi e Cuagar estão envolvidos, desde Agosto do ano em curso, no Projecto de Agricultura de Conservação, avaliado em 173 mil dólares americanos.
Com objectivo de permitir com que os beneficiários tenham melhores práticas agrícolas e maior rentabilidade na produção nas cooperativas e as comunidades locais, o projecto conta com financiamento da The Nature Conservancy (TNC) e tem a duração de dois anos.
O projecto, com lema " Proteger a natureza e preservar a Vida", está a ser implementado por parceiros directos, nomeadamente Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP - Angola) e Associação de Conservação do Ambiente e Desenvolvimento Integrado Rural (ACADIR).
A ADPP - Angola está a executar a componente de treinamento dos membros de cooperativas agrícolas, que se dedicavam na prática de pesca artesanal e ACADIR na montagem de sistema solar de irrigação gota-a-gota, para permitir uma agricultura regular, mesmo na época seca.
O oficial de campo da TNC no Cuando Cubango, Hermenegildo Direito Cambinda, disse que o objectivo é de melhorar o rendimento de produção, ganhar dinheiro, preservação do meio ambiente, proporcionar a pausa pescatória, período que ocorre a reprodução.
Espera-se, de acordo com o oficial, o fomento da agricultura para a redução da fome e da pobreza, boas práticas de conservação dos rios, dos solos, entre outros benefícios para a garantia contínua da segurança alimentar.
Para as boas práticas de agricultura de conservação, indicou que são usados três métodos viáveis de treinamento, que são a rotaçào de cultura, uma prática que favorece usar um único terreno muitas vezes.
O segundo treino está ligada com a cobertura dos solos, que visa manter a humanidade do solo e evitar a sua erosão, bem como a consorciação de culturas, através do uso da terra com diversas culturas.
Hermenegildo Cambinda informou que, para sustentabilizar as acções do projecto, esta semana foram formados 20 líderes comunitários do Cuchi, Cuito Cuanavale e do Cuangar, em matérias relacionadas com a Agricultura de Conservação, para replicar nas escolas de campo.
Com a formação dos líderes, assegurou, será possível, nos próximos anos, atender melhor os projectos das suas comunidades, através da votação em função das prioridades.
Para avaliação do projecto, hoje sexta-feira, o oficial da TNC visitou alguns campos de produção no Cuito Cuanavale, designadamente a de Livambi, tido de modelo, com 100 membros, onde são utilizadas sementes melhoradas, com duração de três meses, e a de Kambamba, com 69 membros, para a produção de milho, feijão, batata rena e hortícolas.
A TNC conta, no Cuito Cuanavale, com uma lagoa de reserva natural para o pescado, área que está a permitir que as cooperativas de pesca artesanal reduzam o pescado e dar lugar à reprodução sustentável de peixe do tipo tilápia (cacusso), bagre e tigre.
O regedor do Kambamba, José Armando Ntamba, louvou a iniciativa da TNC, porquanto vai permitir o fomento agrícola, através dos apoios em sementes de milho, hortícolas, couve, cebola, tomate, feijão, entre outras.
Considerou importante que se ensine as boas práticas de agricultura, para o combate a fome, assim como de pesca artesanal, no sentido de ter anualmente a reprodução, combatendo a pesca anárquica nas comunidades.
O organizador do projecto pela ADPP-Angola, Dias Adriano Domingos, disse que no Cuito Cuanavale são controladas quatro cooperativas com mais de 200 membros.
Em relação à pesca, fez saber que as cooperativas dedicam-se apenas durante quatro dos 12 meses do ano, para que haja aumento aceitável dentro de cinco anos, uma vez que actualmente já há escassez do tipo de peixe acima referenciado, segundo um estudo efectuado há dois anos no rio Cuito e Cuanavale.
The Nature Conservancy é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para proteger as terras e águas do mundo. ALK/FF/PLB