Saurimo – Duzentas famílias rurais, das aldeias de Muacumbi, Catewé, Luó Muassoca e Samulambo, do município de Saurimo (Lunda Sul), estão envolvidas no projecto “Agrovida”, para o desenvolvimento da Agricultura Familiar e Sustentável, contribuindo na diminuição da fome e da pobreza no seio dos camponeses.
Trata-se de uma iniciativa da Caritas da Lunda Sul, com o apoio da Rede de Desenvolvimento Rural e Agricultura Sustentável (REDRAS) e financiado pela “MISEREOR”, com o objectivo de reduzir a pobreza e o isolamento socioeconómico das famílias residentes nas referidas aldeias, bem como na geração de rendimentos, através da produção, transformação e comercialização de produtos do campo.
O projecto lançado há três anos, possui duas áreas de intervenção, nomeadamente a de desenvolvimento comunitário e agricultura sustentável.
Em declarações à ANGOP, a propósito do projecto, o coordenador dos projectos da Caritas na Lunda Sul, João Morais, disse que a Agricultura Familiar envolve 50 a 60 por cento da população da província, que é o sustento das famílias no meio rural.
Sublinhou que o projecto está a permitir que as aldeias sejam reforçadas com capacidade de produção, para estarem cada vez mais organizadas com escolas de campo que foram criadas, o que tem facilitado a aprendizagem das boas práticas agrícolas.
Disse que as famílias envolvidas no projecto beneficiaram de apoio técnico, formação e inputs agrícolas para o desenvolvimento das suas actividades, com maior rendimento.
Afirmou que a agricultura continua a ter um papel importante sob diversos aspectos, com destaque para a exportação dos produtos para o exterior do país, embora de forma tímida, pelo que julga necessário que, "através da Agricultura Familiar, tornemos o nosso país menos dependente das importações, pelas suas potencialidades agropecuárias".
João Morais fez saber que foram criadas três lavras demonstrativas de um hectar para cada aldeia, onde são cultivadas mandioca, jinguba e hortícolas, bem como a distribuida uma moageira cada, para a transformação do bombó em fuba.
“As escolas de campo têm exercido um importante papel no treinamento dos pequenos agricultores, que tem registado o aumento de seus rendimentos, no quadro das diversas medidas de mitigação que forem exercidas”, disse.
Segundo o coordenador, perspectiva-se ainda este ano a expansão do projecto para outras aldeias e o consequente aumento do número de famílias agrícolas beneficiárias.
A Caritas de Angola é uma federação de entidades de acção caritativa e social da Igreja Católica em Angola. É um organismo da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e membro da Caritas Internacional.