Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Projecto Manquete prevê colher mais de quatro mil toneladas de arroz

     Agricultura              
  • Cunene • Quinta, 26 Outubro de 2023 | 14h46
Plantação de arroz
Plantação de arroz
Aurélio Cua-ANGOP

Ondjiva- Quatro mil e 200 toneladas de arroz serão colhidas no final do mês de Fevereiro de 2024, no projecto agro-industrial do Manquete, localizado na comuna do Mucope, município de Ombadja, província do Cunene.

O complexo agro-industrial, antes pertencente ao Fundo Soberano, é actualmente de alçada do Ministério da Defesa, Antigos Combatentes e Veterano da Pátria, mediante o Despacho Presidencial n.º 132/18.

Em declaração esta quinta-feira à ANGOP, o director técnico do projecto,  tenente-coronel Isaías Viegas, disse que na época agrícola 2023/2024 estão em campo 600 hectares do produto, que tem como destino os efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA).

“Podemos considerar a reactivação do espaço, uma acção estratégica para o desenvolvimento agro-pecuário nas FAA, com uma gestão profícua, permitirá às Forças Armadas atingirem a auto-suficiência, em alguns produtos agrícolas e de origem animal”, sustentou.

Disse que, ao contrário de três safras anteriores, a fazenda realiza apenas duas anuais, de modo a proteger o terreno de possíveis pragas e fungos.

Sublinhando que a região dispõe de solos férteis e água disponível, proveniente do rio Cunene, permitindo condições favoráveis para o cultivo de arroz em grande escala.

Esclareceu que a produção colhida tem como destino as unidades militares e enquadra-se no plano de diversificação da economia nacional, mediante a produção de bens e serviços, que visam a redução de importações.

Neste momento, disse que se encontra armazenado em silos mais de 700 toneladas de arroz em casca da safra anterior, quantidades reduzidas devido à perda de duas mil 100 toneladas, em consequência do transbordo do rio, que inundou os campos de cultivo.

Isaías Viegas disse que a unidade conta com uma indústria completa para o processo de semeadora, colheita, secagem, descasque e três silos, sendo um com capacidade de três mil toneladas e dois de duas mil toneladas cada.

Indicou que a acção conta com o envolvimento de mais de 100 trabalhadores,  sendo 38 efectivos e 40 ex-militares desmobilizados, que beneficiaram de formação de base de técnicas de cultivo dos cereais.

Na fase da preparação dos campos e da sementeira, a empresa tem contratado trabalhadores eventuais que vivem nas aldeias ao redor do empreendimento.

Outro sim, disse que, no âmbito da parceria de assistência técnica, com o Grupo Carinho, encontram-se 22 técnicos, que estão a trabalhar no processo de alargamento das áreas de produção.

Isaías Veigas realçou que, no âmbito da responsabilidade social, a unidade de produção entregou no mês de Julho uma escola de seis salas de aulas, para o ensino primário, um posto de saúde, duas residências para professores e enfermeiros e cinco chafarizes.

O projecto do Manquete foi aprovado em 2010 pelo Executivo angolano, ao abrigo da linha do  Banco de Desenvolvimento da China (BDC), com o objectivo de produzir cereais em grande escala no país e reduzir os índices de importação.

Com duas unidades de processamento e descasque, limpeza, branqueamento de embalagem e outros equipamentos, a implementação inicial do projecto teve um orçamento de 85 milhões, 511 mil, 446 e 97 dólares norte-americanos.

Localizado há 200 quilómetros de Ondjiva, o projecto foi implantado numa área de 10 mil hectares, dos quais duas mil e 500 hectares são para o cultivo e os restantes para a construção de infra-estruturas e reservas naturais.FI/LHE/AC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+