Cachiungo – Noventa toneladas de batata rena estão previstas para serem colhidas na presente campanha agrícola, em 10 hectares no município do Cachiungo, província do Huambo, pelo produtor Américo Manuel.
Em declarações à ANGOP, esta segunda-feira, disse estar explorar 60 hectares de terra, deste 30 serão utilizados para a produção de milho, 20 para gingumba e 10 de batata rena, cuja actividade criou empregos provisórios para 200 pessoas de aldeias vizinhas.
O agricultor pediu mais incentivos do Governo da província do Huambo camponeses do município do Cachiungo, para o aumento das áreas de cultivo, com foco na redução dos preços da cesta básica.
Disse que o município possui um potencial hídrico aceitável para prática da agricultura, que permite o cultivo de milho, feijão, ervilha, batata rena, batata-doce e hortícolas, para a garantia da segurança alimentar, daí a necessidade de os camponeses terem acesso facilitado aos fertilizantes e sementes melhoradas.
Na presente época agrícola 2024/2025 o município do Cachiungo conta com o envolvimento de 20 mil famílias camponesas, distribuídas em cooperativas e associações, que estão a adquirir fertilizantes a preços subvencionados de 10 mil Kwanzas o saco de adubo (12/24/12) de 50 quilogramas, contra os KZ 40 mil do mercado informal.
O município do Cachiungo, com uma extensão territorial de dois mil 947 quilómetros quadrados, possui uma população estimada em 169 mil 123 habitantes, distribuídos pelas comunas do Chinhama, Chiumbo e Sede). JVS/ALH