Dundo - O secretário do Presidente da República para o sector produtivo, Isaac dos Anjos, afirmou sexta-feira, no Dundo, que a Lunda-Norte tem um potencial agrícola “virgem” com condições para ser auto-suficiente na produção de alimentos e exportar para o resto do país.
Em declarações à imprensa, no final da sua visita de trabalho de quatro dias à Lunda-Norte, o secretário sublinhou que a província não deve limitar-se à exploração mineira, “se quiser participar efectivamente na diversificação da economia”, mas sim, aproveitar o potencial agropecuário que dispõe para produzir alimentos em grande escala.
Disse que ao visitar alguns campos de produção, concluiu que a província tem uma diversidade de culturas que estão a ser feitas sem recursos tecnológicos e que permitem a diversificação da produção, um sinal de que há vontade por parte dos agricultores, faltando apenas algum incentivo e o envolvimento do sector empresarial.
Acresncentou que no âmbito da diversificação de culturas, o Governo e seus parceiros pretendem estimular a introdução do café, palmar , produção e transformação de frutas.
Para tal, pretende-se instalar, em breve, um viveiro com capacidade de produzir um milhão de mudas de café arábica/ano.
O projecto em perspectiva, contará com o financiamento de algumas empresas do sub-sector dos diamantes.
Para início, empresas do sector diamantífero disponibilizaram, a partir de algumas fazendas do Cuanza-Sul , dez camiões de mudas de café arábica.
Do ponto de vista da pecuária , concretamente no município de Caungula, destacou a introdução de uma espécie bovina resistente à mosca de sono, proveniente da República Democrática do Congo (RDC).
Pela sua adaptação e resistência a várias pragas, aconselhou os criadores a adquirir tais raças, multiplicando-as para que no futuro a província seja auto-suficiente na produção de carne.
Isaac dos Anjos trabalhou quatro dias na província da Lunda-Norte, onde visitou os municípios do Cuilo,Caungula,Capenda-Camulemba, Lucapa e Cambulo, para se inteirar do potencial agropecuário das circunscrições. HD