Malanje- Cinquenta e uma mulheres empreendedoras, participaram em duas acções de formação sobre agro-negócios, promovidas pelo Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), nos municípios de Malanje e Cacuso, visando estimular as mesmas a investir no sector agrícola.
No município de Malanje, participaram segunda-feira, 25 mulheres e hoje, terça-feira, em Cacuso, foram formadas 26 senhoras, todas ligadas a prática da actividade comercial, com destaque para a agricultura.
A informação foi dada à ANGOP, pelo representante do PDAC em Malanje, Pedro Canga, referindo que durante os dois ciclos de formação, foram ministradas matérias relacionadas com as técnicas e os princípios de contabilidade agrária, definição de finanças empresariais ligadas ao agro-negócio, ficha de controlo de contas, entre outras.
Acrescentou que as participantes abordaram igualmente temas ligados ao controlo de saldo bancário, caixa diário contabilístico, fluxo de caixa, técnicas e conceito de liderança, entre outros, que servirão de base para a melhor gestão dos negócios.
Disse se tratar de formações que beneficiam mulheres empreendedoras e incentivam outras a enveredar pelo mundo do negócio, sobretudo na área comercial e agrícola.
O responsável precisou que algumas das formandas são beneficiárias de créditos da linha de financiamento do PDAC, daí que a necessidade de forma-las para melhorar administração das actividades comerciais que exercem, sob pena de condicionar os reembolsos.
O PDAC é um programa do Ministério da Agricultura e Florestas que visa identificar e apoiar jovens com ideias e projectos de negócios no sector do agro-negócio, sobretudo com foco na produção de milho, feijão, soja, café, mandioca, batata-doce e rena, trigo, arroz, amendoim, avos, frangos, bem como gados caprinos, ovinos e bovinos. NC