Caluquembe - Cento e 70 famílias do município de Caluquembe, província da Huíla, beneficiaram, esta quarta-feira, de igual número de kits agrícolas do Programa Mundial Alimentar (PAM), para incrementar a produção de alimentos.
Trata-se de famílias que residem no sector do Cue 1, na comuna sede de Caluquembe, que foram afectadas pela seca. Os kits contém, ao todo, 16 toneladas de sementes de milho, massango e feijão e uma tonelada de enxadas, catanas e machados.
Em declarações à ANGOP, à margem da acção solidária, o monitor de campo do PAM na Huíla, Egas Jamba, fez saber que a ideia é potencializar as famílias com os meios para que, no decorrer da presente campanha agrícola, consigam melhorar os resultados da produção.
Informou que depois dessa primeira fase, outros apoios se seguirão nas próximas etapas da campanha agrícola.
Por sua vez, a administradora municipal de Caluquembe, Mariana Soma, assegurou que as famílias foram criteriosamente seleccionadas nas comunidades que sofreram uma situação de insegurança alimentar, por consequência da seca de 2021.
Referiu que no processo de empoderamento das famílias e do apoio à produção, juntou-se o PAM como parceiro do Governo de Angola para também dar a sua contribuição às famílias no sector do Cue 1, através da administração local.
O município de Caluquembe dista 195 quilómetros a norte do Lubango e tem uma população estimada em 229 mil 209 habitantes.