Mbanza Kongo – A Organização da Mulher Angolana (OMA) no Zaire procedeu, no último fim-de-sema, à entrega de inputs agrícolas à população da comuna do Kinzau, município do Tomboco.
Trata-se de enxadas e catanas, bem como de sementes de milho e feijão entregues pela secretária provincial desta organização feminina do MPLA no Zaire, Isabel Deviya Luvenga, no âmbito das celebrações do 63º aniversário da OMA, assinalado no dia 10 de Janeiro.
O apoio, segundo a dirigente, visa potenciar os camponeses da localidade para o fomento da actividade agrícola naquela circunscrição, que dista a cerca de 94 km da sede municipal do Tomboco.
Isabel Deviya Luvenga disse que o combate à pobreza e à fome não é uma tarefa apenas do Executivo, mas sim de toda a sociedade, com maior incidência para os agricultores familiares e associados em cooperativas agrícolas.
A dirigente da OMA no Zaire apelou, na ocasião, aos pais e encarregados de educação a prestarem maior atenção às crianças, para se evitar actos de abuso sexual por indivíduos de má-fé.
“Devemos continuar a colaborar com as autoridades, denunciando todos os actos que atentem contra a integridade física e psicológica dos nossos filhos”, apelou.
Refira-se que a comuna do Kinzau acolheu, no sábado, o acto provincial do 63º aniversário da fundação da OMA no Zaire, que decorreu sob o lema “Mulher angolana, comprometida com a paz e a coesão das famílias". DMN/JL