Huambo – O novo director do gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas na província do Huambo, João Lara Macuva Hotalala, prometeu, segunda-feira, trabalhar no incentivo à produção familiar e empresarial, com foco no combate à pobreza.
Em declarações à imprensa, depois de ser empossado pelo governador local, Pereira Alfredo, disse ser um desafio que vai materializar com o envolvimento de todos os intervenientes da produção local, assim como da academia e de outros parceiros nacionais e internacionais.
Referiu ser importante dialogar e incentivar a juventude da província do Huambo a apostar na produção nacional, tendo em conta o forte potencial académico existente nas faculdades de Ciências Agrárias e de Medicina Veterinária, ambas da Universidade José Eduardo dos Santos, que podem contribuir neste desiderato.
Para além destas instituições de ensino superior, apontou os institutos de investigação Veterinária e Agronómica, que podem, caso solicitados, trabalhar na elevação dos níveis de produção da província e fazer face aos desafios que se avizinham, com a implementação do Corredor do Lobito.
O responsável lembrou que a província do Huambo tem muitos rios e a Faculdade de Medicina Veterinária, com o seu curso de Aquicultura, deve ser chamada para auxiliar os jovens, as famílias, pequenos e grandes agropecuárias, na produção da tilápia, que é muito rentável no mercado e saudável para a dieta diária.
Sobre as dificuldades no acesso aos fertilizantes, João Lara disse que deverão ser encontrados outros métodos sustentáveis, para o aumento das culturas agrárias das famílias, tendo em conta que os recursos estão cada vez mais escassos.
Considerou importante saber onde estão as famílias camponesas, pequenos e grandes agricultores, sobretudo, os mais jovens, que devem ser apoiados, para evitar o êxodo rural e o abandono dos seus campos de produção.
Foram também empossados os directores dos gabinetes da Cultura e Turismo, Jeremias Piedade dos Anjos Nambongue Chissanga, e da Juventude e Desportos, José Albano Canombo Manuel, assim como o chefe do departamento de Gestão de Resíduos da província do Huambo, Avelino Meneses Novais.
Para os seis novos municípios da província do Huambo, o governador Pereira Alfredo empossou o administrador do Alto-Hama, Júlio Tchimbilundo de Paiva, do Cuima, Maria Luisa Liambango, da Galanga, Carlota Chilonga, do Bimbe, Tomás Sancho Sumbelo, do Sambo, Aristides Chicuambi Ukuessunga, e da Chilata, Feliciana Jinga Lumbwambwa.
Na mesma cerimónia tomaram posse os administradores dos municípios do Bailundo, Celestino Piedade Chiquela, do Mungo, João Kalupeteca Chieva, e da Chicala-Cholohanga, Adérito Chimuco Samucamgo.
Esta província tem uma população estimada em mais de dois milhões e 800 mil habitantes, residentes nos municípios do Alto-Hama, Bailundo, Bimbe, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chilata, Chinjenje, Cuima, Ecunha, Huambo, Galanga, Londuimbali, Longonjo, Mungo, Sambo e Ucuma. ZZN/ALH