Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Namíbia disponível em prestar apoio técnico ao sector da agricultura

     Agricultura              
  • Bié • Terça, 22 Outubro de 2024 | 17h39
Agricultura mecanizada (ilustração)
Agricultura mecanizada (ilustração)
Laite Tito (ANGOP)

Cuito – O cônsul namibiano Joseph Mbambo Kaveto manifestou esta terça-feira a disponibilidade do seu país prestar apoio técnico necessário para alavancar o desenvolvimento do sector da agricultura da província do Bié,  localizada no centro de Angola.

O cônsul Josep Mbambo Kaveto, que responde pelas províncias do Cuando Cubango, Bié, Huambo e Moxico, falava na cidade do Cuito, no final da audiência concedida pela governadora provincial, Celeste Adolfo, com o objectivo de reforçar as relações bilaterais entre a Namíbia e Angola.

Na ocasião, fez saber que a intenção do seu país apoiar tecnicamente o sector da região visa contribuir no aproveitamento das suas potencialidades, rica em terras aráveis e rios, de modo a elevar os níveis de produção que possa também ser exportada para a Namíbia.

Joseph Mbambo Kaveto manifestou também a intenção do seu país cooperar com o Governo do Bié  em outros sectores, como dos recursos minerais, do turismo e do comércio.

Por isso, solicitou a governadora no sentido de passar a convidar os empresários namibianos para participarem em feiras comerciais a serem realizadas  localmente.

Do seu lago, garantiu, sempre que for necessário, a presença dos empresários bienos em actividades do seu país, de modo a assegurar as trocas e experiências comerciais nos mais variados domínios.

Por outro lado, apontou o mau estado da malha rodoviária da fronteira entre Angola e a Namíbia, a partir de Caiundo, como principal constrangimento para as trocas comerciais e a transportação de bens de primeira necessidade entre os dois países.

“Na fronteira , a partir de Caiundo, há um desafio enorme. Não é fácil transportar mercadorias por esta via”, disse o cônsul, que espera, dos dois países, por uma intervenção para se mudar o quadro actual, aumentar o fluxo de circulação  e dar o benefício devido aos dois povos.

Considerou satisfatória as relações entre Angola e Namíbia, destacando o papel de Angola no processo de consolidação da estabilidade política e social namibiana, um feito que se arrasta desde o processo da conquista daquele país.

Por sua vez, a governadora do Bié, Celeste Adolfo, valorizou o encontro com o cônsul da Namíbia e a intenção do reforço da cooperação, sobretudo no sector da agricultura.

“Estamos no bom caminho, porque a Namíbia sempre teve boas relações com Angola e, por isso, vamos trabalhar, sobretudo na área da agricultura, trocando experiências com os agricultores namibianos”, sublinhou.

 Assegurou a presença de empresários namibianos na primeira edição da Expo Bié, prevista para o próximo ano, com o objectivo de demonstrar as potencialidades da província. VKY/PLB





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

SIC apreende 83 pedras de diamante na Lunda-Norte

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 12h59

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+