Cuito – O cônsul namibiano Joseph Mbambo Kaveto manifestou esta terça-feira a disponibilidade do seu país prestar apoio técnico necessário para alavancar o desenvolvimento do sector da agricultura da província do Bié, localizada no centro de Angola.
O cônsul Josep Mbambo Kaveto, que responde pelas províncias do Cuando Cubango, Bié, Huambo e Moxico, falava na cidade do Cuito, no final da audiência concedida pela governadora provincial, Celeste Adolfo, com o objectivo de reforçar as relações bilaterais entre a Namíbia e Angola.
Na ocasião, fez saber que a intenção do seu país apoiar tecnicamente o sector da região visa contribuir no aproveitamento das suas potencialidades, rica em terras aráveis e rios, de modo a elevar os níveis de produção que possa também ser exportada para a Namíbia.
Joseph Mbambo Kaveto manifestou também a intenção do seu país cooperar com o Governo do Bié em outros sectores, como dos recursos minerais, do turismo e do comércio.
Por isso, solicitou a governadora no sentido de passar a convidar os empresários namibianos para participarem em feiras comerciais a serem realizadas localmente.
Do seu lago, garantiu, sempre que for necessário, a presença dos empresários bienos em actividades do seu país, de modo a assegurar as trocas e experiências comerciais nos mais variados domínios.
Por outro lado, apontou o mau estado da malha rodoviária da fronteira entre Angola e a Namíbia, a partir de Caiundo, como principal constrangimento para as trocas comerciais e a transportação de bens de primeira necessidade entre os dois países.
“Na fronteira , a partir de Caiundo, há um desafio enorme. Não é fácil transportar mercadorias por esta via”, disse o cônsul, que espera, dos dois países, por uma intervenção para se mudar o quadro actual, aumentar o fluxo de circulação e dar o benefício devido aos dois povos.
Considerou satisfatória as relações entre Angola e Namíbia, destacando o papel de Angola no processo de consolidação da estabilidade política e social namibiana, um feito que se arrasta desde o processo da conquista daquele país.
Por sua vez, a governadora do Bié, Celeste Adolfo, valorizou o encontro com o cônsul da Namíbia e a intenção do reforço da cooperação, sobretudo no sector da agricultura.
“Estamos no bom caminho, porque a Namíbia sempre teve boas relações com Angola e, por isso, vamos trabalhar, sobretudo na área da agricultura, trocando experiências com os agricultores namibianos”, sublinhou.
Assegurou a presença de empresários namibianos na primeira edição da Expo Bié, prevista para o próximo ano, com o objectivo de demonstrar as potencialidades da província. VKY/PLB