Moçâmedes - O Ministério da Agricultura e Florestas, em coordenação com o Ministério do Ambiente e o Governo Provincial do Namibe, vai implementar em breve um plano de reflorestamento da Serra da Leba, com a plantação de mudas de café robusta.
O anúncio da introdução da cultura do café no Namibe foi feito, esta última quarta-feira, pelo ministro da Agricultura e Florestas, António de Assis, que desenvolveu uma jornada de trabalho para aferir as consequências da desmatação na encosta da Serra da Leba.
Em declarações à imprensa, o ministro avançou que o plano de reflorestamento contempla a inclusão da população que se dedica à produção de carvão para o auto-sustento, tendo explicado que, numa primeira fase, serão sensibilizados e envolve-los posteriormente no plantio de café na encosta da Serra da Leba.
“Já conseguimos identificar as pessoas que vão trabalhar na preparação das mudas. As próprias famílias que estão aqui e que hoje fazem a destruição da floresta, para efeito de carvão, vão ser incorporadas, assim como as crianças e jovens das escolas. Vamos estabelecer um forte programa de educação ambiental”, assegurou o ministro da Agricultura e Florestas.
O responsável fez saber que a implementação de um sistema de produção sustentável, além de mitigar os efeitos da desflorestação e das alterações climáticas, vai promover o agronegócio e o aumento do rendimento das famílias.
Disse que a região tem condições para produzir café robusta e, sem avançar a quantidade, informou que já se encontra na província uma quantidade de sementes, que serão distribuídas para a produção de mudas de café.
Por sua vez, o governador do Namibe, Archer Mangueira, disse que o Governo tudo está a fazer para que se encontre alternativa de subsistência para as famílias que vivem e se dedicam ao fabrico de carvão nas encostas da Serra da Leba e Humbia.
Adiantou que a visita dos ministros da Agricultura e Florestas e do Ambiente, trouxe resultados alternativos que reforçam as acções já gizadas pelo governo provincial para a população abandonar o fabrico de carvão.
Sublinhou que o plano de transferência das famílias que vivem nas encostas da serra vai passar também pela implementação do Projecto de Plantação de Café Robusta, que vai contar com o total apoio do Ministério da Agricultura e Pescas.
O governante assegurou que está em curso o processo de retirada das famílias das zonas de risco, para as áreas devidamente seguras, localizadas nos municípios da Bibala e Humpata, de onde são provenientes.VR/FA/AC