Moçâmedes – Seis milhões 932 mil e 732 unidades de ovos foram produzidas, durante os últimos três meses deste ano, na província do Namibe, o que representa um aumento de mais de três mil por cento em relação a 2023.
De acordo com o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Zonza Puissa, a produção do primeiro trimestre deste ano superou os 21 mil e 917 ovos produzidos, no período homólogo do ano passado.
Zonza Puissa atribuiu o aumento à implementação do programa de fomento avícola, que permitiu a distribuição de pintos e galinhas a mais de mil famílias, bem como aos investimentos feitos nos dois aviários em funcionamento, dos quatro existentes.
Em declarações à ANGOP, o responsável disse que a província está prestes a tornar-se auto-suficiente na produção de ovos e de frangos, tendo avançado a aquisição e entrada em funcionamento de uma incubadora com a capacidade de chocar mil e 750 ovos de 21 em 21 dias.
Quanto à produção de carne, o responsável avançou que foram produzidas, no segundo trimestre, 23 mil e 950 quilogramas de carne bovina, 14 mil e 431 kg de suína e três mil 475 kg de caprina e ovina.
Comparativamente a igual período anterior, referiu que se registou uma queda de 36%, por causa da campanha de vacinação que obrigou os criadores a manter os animais em repouso.
Em relação ao sector agrícola, Zonza Puissa sublinhou que foram colhidas 112 mil 334 toneladas de produtos diversos, com destaque para o tomate, que representa 61% da produção.
Precisou que o somatório da produção agrícola no período em referência perfaz um aumento de 28%, comparativamente ao período homólogo do ano anterior, quando se produziu 87 mil toneladas de produtos diversos.
O cultivo desses produtos foi feito numa extensão de 18 mil e 275 hectares, com o envolvimento de mais de 49 mil famílias camponesas.
Fez saber que o município de Moçâmedes liderou o gráfico da produção, seguidos do Tômbwa, da Bibala, do Camucuio e do Virei. VR/FA/QCB