Moçâmedes - A produção agrícola na província do Namibe aumentou 148 por cento, saindo de 223 mil toneladas em 2022 para 555 mil 115 em 2023, informou hoje o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Florestas, Zonza Puissa.
Em declarações à ANGOP, o director deu a conhecer que na produção de 2023 as hortícolas representaram cerca de 68,5 por cento.
Segundo Zonza Puissa, o aumento da produção resulta dos incentivos que o Governo tem dado aos agricultores, com o fornecimento gratuito de insumos, meios agrícolas e a capacitação dos mesmos.
"Este ano a produção foi positiva, com destaque para hortícolas como tomate, cebola, pimenta, couves e beringela. Também colheu-se cerejais e tubérculos, entre outros produtos ", referiu.
De acordo com o responsável, 82 mil 911 hectares foram preparados para a presente campanha agrícola, com o envolvimento de 48 mil 125 famílias.
Zonza Puissa fez saber que mais de cem grupos de agricultores foram inseridos nas escolas de campo, onde foram capacitados em matérias de agricultura, pecuária e reflorestação.
Disse que a intenção do Governo é tornar os produtores autónomos, de forma a contribuírem para a auto-suficiência alimentar na província.
"Estamos a produzir todo o tipo de batata-doce e fazemos a multiplicação de variedade de sementes na estação experimental agrícola. Distribuímos aos agricultores, associações e cooperativas", informou.
Quanto à produção de ovos, o responsável indicou que dos 3 aviários existentes apenas um encontra-se em pleno funcionamento, os restantes em reestruturação.
Avançou que um total de 3 milhões e 50 mil ovos foram produzidos durante o ano de 2023, tendo adiantado que o programa de fomento agrícola permitiu a distribuição de 15 mil pintos para que as comunidades contribuam no aumento da produção.
Relativamente à produção de carne, a fonte adiantou que das 4 mil 969 cabeças de gado bovino, caprino e suínos, produziu-se 257 mil 446 toneladas de carne para o consumo interno. VR/FA/AC