Bibala- Nove mil mudas de cafe robusta, das 20 mil previstas, provenientes do Uíge, estão já no municipio da Bibala, província do Namibe, onde nos próximos dias começam a ser plantadas, na Serra da Leba e da Humbia.
Os pés de muda de café serão plantados na Serra da Leba e da Humbia, local onde se assiste a um crescimento considerável de abate de árvores para o fabrico de carvão por parte de populares, que vivem nestas zonas consideradas de risco.
Em declarações à ANGOP, no domingo, à margem da visita do governador do Namibe, Archer Mangueira, no município da Bibala, local onde estão concentradas as mudas, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Floresta, Zonza Puissa, disse que as mesmas começam a ser plantadas nos próximos dias.
Disse que o valor proveniente da comercialização deste produto agrícola vai beneficiar as comunidades destas áreas, para a sua subsistência alimentar.
“A produção do café aqui no município da Bibala vai evitar o fabrico de carvão e contará com a supervisão da administração municipal, autoridades tradicionais e estudantes da Escola Agrária da Mahita que ajudarão neste processo até a sua comercialização”, asseverou.
Enquanto decorrer o processo de crescimento do café, segundo o responsável, o sector vai fazer a distribuição as mais de quinhentas famílias que serão reassentadas em zonas de maior segurança, com pés de mudas de mamoeiros, para que, em seis meses, possam colher o mamão para posterior comercialização.
Nesta altura, já estão disponíveis, no município, mais de dois mil pés de mamoeiros para serem distribuídos e plantados.
As zonas das Mangueiras, Lola e Munhino são as localidades onde se regista maior índice de abate de árvores para o fabrico de carvão, que é comercializado em algumas províncias como Huíla, Cunene, Luanda, Malande e Uíge.
Neste município estão identificadas 15 zonas que serão repovoadas com a plantação do café robusta.FA/AC