Moçâmedes - O ministro da Agricultura e Florestas, António de Assis, afirmou que a província do Namibe, nos últimos dois anos, tem se afirmado na aposta da produção agropecuária, dando resultados positivos para a diversificação da economia no país.
Falando à imprensa, à margem da sua visita de cinco dias a província do Namibe, o ministro disse que a aposta passa por potencializar as culturas que estão a ser desenvolvidas nos vales e aproveitadas as potencialidades naturais existentes para desenvolver algumas culturas no domínio dos cereais e leguminosas
A província, nesta altura, apontou, tem produzido milho, masango e massambala, bem como tomate, cebola, alho, batata-doce e rena, couve, Beringela, quiabo, cenoura, melancia, melão limão laranja, manga e outros.
De salientar que no ano findo a província produziu um total de 555 mil 115 toneladas de produtos diversos, com destaque para as hortícolas que representou cerca de 68% de produção.
No processo estão envolvidas 48 mil 125 famílias camponesas.
O governante vai cumprir a partir de hoje uma agenda que prevê visitas às zonas de produção agrícola e pecuária, lançamento do Programa de Motocultivadores, encontro com a classe de agricultores e com os funcionários do sector, visitas campos agrícolas nos municípios da Bibala e Moçâmedes, entre outras actividades. FA/AC