Bibala - O ministro da Agricultura e Florestas, António Assis, exortou na terça-feira no município da Bibala, província do Namibe, os camponeses a apostarem na plantação de massango e massambala, cereais bastantes consumido nas províncias da região sul do país, dando como exemplo, o Cunene.
No encontro, que manteve com a população camponesa da cooperativa de Muhombo, localidade de Londjandja, município da Bibala, disse que a província do Namibe possui condições climatéricas férteis para a prática desta cultura em grandes quantidades, daí a razão para os camponeses apostarem neste cultivo e assim obterem mais rendimento, na altura da comercialização.
O governante disse ser necessário promover uma ajuda mútua entre os povos, no caso os camponeses, diversificando a plantação agrícolas para que todas regiões possam assim ser auto-suficientes alimentares.
“ O Namibe possui boas condições para a prática da plantação do massango e da massambala, cereais que são bastante consumido no Cunene, pois a sua produção ajudará não só na dieta alimentar destes povos vizinhos, mas também na melhoria da qualidade de vida das suas famílias”, asseverou.
Na cooperativa do Muhongo, com dez hectares de terras férteis e localizada a 53 quilómetros da província do Namibe, os camponeses produzem cereais (milho), hortícolas (tomate, cebola, couve, pimenta, cenoura, repolho, kizaca), tubérculos e frutas como a melancia, melão, mamão e manga.
Trimestralmente a cooperativa produz trinta toneladas de produtos diversos, que são escoados para diferentes mercados do país para a sua comercialização, com destaque para os de Luanda, Lubango, Benguela e Uige.
O presidente da cooperativa Muhongo, Manuel Carlos, solicita a melhoria das vias de acesso para que os compradores possam chegar até ao campo e fazer a compra dos produtos, com maior segurança.
Nesta jornada de campo, na província do Namibe, o ministro António Assis procedeu a entrega de sementes e meios agrícolas para aumento da produção nesta localidade.
O governante visitou ainda a estação zootécnico do Caraculo e da Cacanda, município da Bibala. FA/AC