Bibala - Os membros do Governo das províncias do Namibe e da Huíla defenderam na quarta-feira no município da Bibala(Namibe) a implementação urgente de um plano coordenado para combater a desflorestação nas Serras da Leba e da Humbia, com abate de árvores para o fabrico de carvão.
A reunião contou com a presença dos governadores províncias da Huíla e Namibe, Nuno Mahapi e Archer Mangueira, respectivamente, vice-governadores, administradores municipais, bem como directores dos gabinetes da Acção Social, Ambiente, Cultura e Turismo, Agricultura, Obras Públicas, Finanças, Transportes, Polícia Nacional e Serviços de Migração Estrangeiros (SME) das duas províncias.
O encontro visou traçar estratégias relacionadas com o fluxo migratório e trabalho infantil, transporte e gestão nos postos de controlo de carga e mercadoria, relação fronteiriça Virei e Chibia, situação do troço Virei-Chibia e a desflorestação das Serras da Leba e da Humbia, localizadas no município da Bibala.
Em jeito de conclusão, os participantes apontam a implementação de medidas urgentes preventivas, como a identificação e desmantelamento de focos de exploração ilegal de lenha e carvão.
Estas medidas passam também pelas acções de sensibilização e plantio de árvores para o repovoamento florestal, estando já em curso essas acções, com ajuda das autoridades tradicionais, administração municipal e comunal da Bibala.
Em função das campanhas de sensibilização, junto das quinhentas famílias que vivem junto das encostas das duas serras e com grande riscos, mais de cem já abandonaram o local e foram para outras áreas seguras, onde estão agora a praticar a agricultura, com o cultivo do feijão, massambala e o milho para o seu sustento.
Para estas famílias, Administração da Bibala está igualmente a oferecer plantas frutíferas para que num período de seis meses possam colher o fruto, no caso o mamoeiro e daí tirar algum rendimento.
Está em curso ainda, para os próximos dias, a distribuição de mudas de café robusta a estas famílias.
Neste encontro, foi igualmente recomendado a criação de uma equipa multissectorial entre as duas províncias, para a formalização de um memorando de entendimento e um cronograma de acção de curto, médio e longo prazo, que reflicta as propostas de soluções para o combate ao fluxo migratório desacompanhado e ao trabalho infantil. FA/AC