Moçâmedes - Pelo menos dez cooperativas agrícolas, no município de Moçâmedes, província do Namibe, beneficiaram esta segunda-feira de inputs e sementes agrícolas, para o fomento da produção no campo.
Os meios foram entregues pelo ministro da Agricultura e Floresta António Assis, no âmbito do programa de aumento a produção camponesa, em curso em todo o país.
Consta dos referidos meios, 20 toneladas de sementes de feijão manteiga, 20 de massango e 50 de massambala, quatro tractores e outros meios como catanas, enxadas, carrinhos de mão, que estão a ser distribuídos a nível das cooperativas agrícolas, associações e camponeses não associados.
Estes meios vão permitir o empenho dos camponeses na produção agrícola, já que é visível, por todo o país, segundo o ministro da Agricultura e Floresta, a entrega dos mesmos.
No encontro, que manteve com a população camponesa, o ministro reconheceu o trabalho feito pelas famílias camponesas, com a produção em grande escala de produtos hortícolas e cereais.
“ Temos que trabalhar para superar todas as nossas dificuldades e assim termos uma vida melhorar para as nossas famílias “, disse.
Assegurou ainda que o Governo central está a trabalhar na busca de soluções para o problema do escoamento do produto do campo para a cidade, onde todos possam ter rendimento, desde aquele que produz, o camponês e o que compra, estipulando preços justos para que no final todos tenham um rendimento saudável para sobrevivência das suas famílias.
Apelou ainda a educação familiar, para que os filhos dos camponeses possam crescer com bons hábitos e costumes, perante a sociedade e futuramente servirem o país nos vários domínios.
De salientar que a jornada de trabalho do ministro estende-se esta terça-feira ao município da Bibala, onde visita algumas cooperativas e a estação zootécnica da Cacanda e do Caraculo. FA/AC