Huambo – Quinhentas mudas de café arábica estão disponíveis no ano agrícola 2024/2025, para serem distribuídos a 10 mil famílias camponesas/cada no município do Mungo, província do Huambo, no âmbito da revitalização desta cultura na região
A informação foi prestada, quarta-feira, à imprensa, pelo administrador do Mungo, Domingos Pascoal Calei, durante uma visita do governador provincial, Pereira Alfredo, àquela localidade que dista a 130 quilómetros da cidade do Huambo, para se inteirar da sua situação social e económica.
Numa altura em que os camponeses se preparam para o início de mais um ano agrícola, Domingos Pascoal Calei disse que a iniciativa visa fomentar uma colheita promissora desta cultura característica na localidade, de maior rendimento para as famílias.
Sem precisar as quantidades entregues na última campanha, salientou que a distribuição do “bago vermelho” no Mungo já tem sido uma prática, desde 2023, por conta da criação de um viveiro, com a capacidade para produzir 500 mil mudas/ano.
Disse que o respectivo viveiro está implantada numa área de um hectare e meio, visa apoiar, igualmente, os produtores de café dos municípios do Bailundo e Londuimbali.
O responsável informou que, nesta altura, o viveiro possui mais de 40 mil mudas e os 100 mil produtores poderão receber gratuitamente 500 plantas cada, para a sua auto-sustentabilidade, empoderamento económico e o combate à pobreza
Adiantou que um quilograma de café está avaliado no mercado em mais de mil Kwanzas e as famílias que conseguirem produzir, pelo menos, uma tonelada terão cada KZ um milhão, o que pode melhorar a condição financeira dos produtores do “bago vermelho” na municipalidade.
Domingos Pascoal Calei informou que as famílias estão a receber formação básica para o êxito desta actividade, que está a ser ministrado pelos especialistas locais com novas tecnologias, para aumentarem a produtividade dessa cultura.
O administrador deu a conhecer que, no geral, mais de 30 mil famílias estarão envolvidas na campanha agrícola 2024/2025, que se augura com uma boa safra, sobretudo, o feijão, devido ao reforço dos fertilizantes e outros insumos.
Na época agrícola 2023/2024 o Mungo colheu 120 mil toneladas de produtos diversos numa área cultivada de 63 hectares, com envolvimento de mais de 20 mil famílias.
Vivem no município do município do Mungo, um dos 11 que compõem a província do Huambo, 153 mil 629 habitantes, na sua maioria camponeses, distribuídos pelas comunas do Cambuengo e a Sede, segundo a previsão do Instituto Nacional de Estatística (INE). ZZN/JSV/ALH