Malanje- Mulheres empreendedoras, zungueiras e camponesas, dos 14 municípios de Malanje, expõem desde hoje, nesta cidade, as potencialidades agrícolas das respectivas áreas de jurisdição, na Feira Provincial da Mulher Rural, que visa a divulgação da produção da província.
Com duração de dois dias, o evento está a ser promovido pelo Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género e conta com a participação de 50 expositoras e nele estão a ser comercializados produtos do campo e bens industriais diversos.
A Feira decorre sob o lema "Promover o Crescimento Económico e Sustentável da Mulher Rural para Combater à Fome e à Pobreza” e tem ainda como fito estimular cada vez mais as mulheres a apostar na actividade agrícola e em outras acções geradoras de renda, nas comunidades.
Na abertura do evento, o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, Pedro Ginge reconheceu o potencial agrícola da província, tendo enaltecido os esforços da mulher rural na actividade do campo, rumo a diversificação da economia do país.
Precisou que o Executivo vem gizando políticas de produção e de escoamento dos bens do campo para os mercados, por isso a Feira vem corresponder com essa expectativa.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Ema Massunga, referiu que pretende-se empoderar as mulheres do meio rural para que elas contribuam no crescimento económico e sustentável do país, tendo em conta os compromissos internacionais inscritos nas agendas 2030 e 2063 sobre o género e desenvolvimento.
Enquanto isso, a administradora municipal adjunta de Malanje para a área social e das comunidades, Aidnes Lameirão mostrou-se satisfeita pelo nível de produção demonstrado, facto que prova de que as mulheres do meio são capazes de produzir em grande escala para atender as necessidades dos cidadãos.
A Feira enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional da Mulher Rural, assinalado a 15 do corrente mês. RM/NC/PBC