Saurimo – Trinta mulheres da regedoria do Nanguanza, município de Saurimo (Lunda-Sul), beneficiaram hoje, quinta-feira, de um apoio monetário no valor de 36 mil kwanzas, para o fomento das suas actividades, no âmbito do programa “Catoca Mulher Rural”.
O município de Saurimo tem cadastrado mil e 600 mulheres, dos municípios de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, que vão passar a beneficiar de 36 mil kwanzas, correspondente a cada trimestre.
O projecto tem como propósito financiar as mulheres rurais com micro créditos para a criação de hortas comunitárias, formação sobre gestão e criação de negócios e projectos.
Para esta segunda fase, o programa “Catoca Mulher Rural” tem disponível mais de 55 milhões de kwanzas.
O director em exercício da Fundação Brilhante, Hermenegildo Gomes, sublinhou que o projecto vai contribuir para educação financeira aos agricultores, de forma a se reduzir a fome e aumentar as rendas das famílias.
Por sua vez, a directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Luísa Martins considerou que o projecto irá melhorar a vida socioeconómica de algumas famílias, sobretudo, por via do fomento da população agro-pecuária.
A responsável referiu que o programa vai ainda facilitar a vida das famílias na compra de inputs agrícolas, na criação de animais, assim como de materiais didácticos para as crianças em idade escolar.
Na primeira fase do programa foram beneficiadas mil mulheres dos quatro municípios da província.QB/JW/ASS