Caála - A administradora adjunta pela área Social, Política e das Comunidades do município da Caála, Felismina Nambonja, incentivou hoje as mulheres rurais no sentido de apostarem no agro-negócio, por serem as principais responsáveis da produção de subsistência.
A responsável falava durante o fórum municipal da mulher rural, no âmbito das jornadas comemorativas ao Dia Internacional deste segmento social, que se assinala a 15 de Outubro.
Na ocasião, Felismina Nambonja disse ser fundamental desenvolver programas de empoderamento da mulher rural, através de acções concretas de alfabetização, formação socioprofissional e académica, de modo a não encontrar dificuldades na comercialização dos produtos por si produzidos, pois que ela trabalha diariamente para o cultivo de alimentos.
Lembrou que a mulher rural produz 80 por cento das hortaliças que chegam à mesa da população urbana, para além de ser responsável pela produção dos principais produtos do campo, como milho, feijão, soja e outros.
A responsável aconselhou, igualmente, a constituição de cooperativas e a aposta em técnicas de produção do adubo orgânico, para reduzir a dependência aos fertilizantes químicos, para além da incorporação da mulher rural nas escolas de campo.
O sector da Agricultura no município da Caála, um dos 11 que compõe a província do Huambo, tem o controlo de 151 cooperativas agrícolas, quatro das quais constituídas por mulheres rurais, que cultivam numa área, entre 20 a 45 hectares.
Estas mulheres produzem, essencialmente, milho, feijão, soja, mandioca e um conjunto de hortaliças, cujo excedente é levado para os principais mercados da província do Huambo. LT/ALH.