Ondjiva – A terraplanagem dos 75 quilómetros da estrada terciária, entre as comunas da Mupa e da Calonga, no município do Cuvelai (Cunene), vai facilitar o escoamento de produção agrícola para outras regiões.
No quadro do projecto, avaliado em um mil milhão de kwanzas, decorrem trabalhos de limpeza do troço e a construção de uma ponte sobre o rio Cuvelai, ao que se seguirá a terraplanagem.
Com uma execução física de 30 por cento e financeira de 19 por cento, depois de concluída, a via vai facilitar a expansão da actividade comercial, o escoamento da produção agrícola e outras ligadas ao desenvolvimento socioeconómico do Cuvelai.
O administrador municipal do Cuvelai, Germano Nambalo, disse hoje, quinta-feira, à ANGOP, que na Calonga estão localizadas as maiores fazendas da província, que escoam a maior parte da sua produção para outros pontos do país.
“Estamos a trabalhar para terminar a estrada no primeiro trimestre de 2023, para permitir a melhor circulação das viaturas e para que o milho e o massango possam chegar com mais facilidade e tornar o município sustentável em bens alimentares”, referiu.
Lembrou que, embora ainda seja provisório, estima-se um balanço positivo da campanha agrícola 2021/2022, com resultados que podem rondar os 60 por cento contra os 40 da colheita anterior.
O município do Cuvelai conta com 57 mil 387 habitantes, que vive, na sua maioria, da actividade agrícola, de acordo com o censo populacional de 2014.