Cuito – Mais de três mil famílias estarão envolvidas no programa de massificação da produção do trigo na província do Bié, época 2023/24, numa perspectiva de cultivo de mais de quatro mil e 500 hectares de terras, combinada entre os sectores empresarial e familiar.
Os dados foram fornecidos pelo director provincial da Agricultura, Pecuária e Pesca, Felizardo Brito Capepula, no acto de lançamento do referido projecto, ocorrido terça-feira, na aldeia Chimaha, na sede do município do Chinguar.
O programa, tal como em outras partes do país, foi relançado na época agrícola passada, com o objectivo de fomentar o cultivo do cereal em grande escala. O mesmo será implementado até 2027.
A província do Bié colheu na época anterior mais de 10 mil toneladas brutas de trigo, número que se prevê superar, segundo estimativa de Felizardo Brito Capepula.
Para o alcance das metas preconizadas na presente campanha agrícola, o director disse que foram distribuídas 167 toneladas de sementes aos municípios da província, sobretudo os que possuem mais de 50 hectares de terras aráveis para a produção do cereal.
Referiu igualmente a cooperação com instituições de ensino, de modo a se aplicar na prática os conhecimentos técnicos e científicos, para uma maior eficácia e eficiência.
Manuel Chipilica, um dos agricultores de trigo, enalteceu a política do governo de distribuir sementes, considerando a medida poderá ajudar a alavancar a produção do cereal. VKY/PLB