Cabinda - Um centro de processamento de mandioca, com capacidade para transformar sete toneladas em farinha de bombó, entra em funcionamento, nos próximos dias, na comuna de Malembo, província de Cabinda.
Em declarações à imprensa, esta segunda-feira, o coordenador de agro-processamento da Organização Não Governamental (ONG) "Word Vision", Upele Lamber, disse que o projecto, financiado por esta instituição, está a ser implementado no âmbito do processo de desenvolvimento das cadeias de valor, visando capacitar os cidadãos no que concerne à produção e transformação deste produto em farinha, pão de farinha de mandioca mista com trigo, entre outros derivados.
O centro vai criar 23 postos de trabalho para jovens locais, na sua maioria mulheres, de acordo com a fonte.
Por sua vez, as camponesas Filomena Pedrosa e Madalena Puati destacaram a importância da unidade fabril para a comunidade, visto que ajudará os agricultores na transformação da mandioca em grande escala e vai gerar postos de trabalho para a juventude.
Segundo ainda Filomena Pedrosa, projectos do género incentivam os agricultores a aumentar os níveis de produção, pelo que devem ser abrangentes.
A comuna de Malembo dista a 30 quilómetros da cidade de Cabinda e tem cerca de oito mil habitantes, sendo a pesca e a agricultura as actividades predominantes. JFC/JL