Caconda – Quatro mil 140 famílias rurais, integradas em 138 Escolas de Campo do município de Caconda, província da Huíla, receberam formação técnica agrícola, este ano, no quadro dos incentivos à agricultura familiar.
São acções que foram desenvolvidas pelo projecto SAMAP, que capacitou os agricultores em matéria de boas práticas agrícolas, para tornar os campos mais rentáveis.
Ainda neste âmbito, segundo o administrador municipal de Caconda, Castilho Cacumba, está em curso a construção de uma residência dos técnicos na comuna do Cusse, a reabilitação do escritório da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) na sede municipal, tudo para melhor explorar as potencialidades agrícolas locais.
O gestor que falava na abertura do ano agrícola na aldeia de Bissapa, sublinhou que, para melhorar a agricultura local, o PDAC já financiou, nos dois últimos anos, quatro jovens agricultores e dois empresários do ramo no município, e o FADA entregou moto-cultivadoras e um tractor a duas cooperativas.
“Por isso, o nosso compromisso é de continuar a apostar na agricultura familiar e garantir a segurança alimentar, pois segundo o FAO, a segurança alimentar só ocorre quando todas as pessoas têm acesso físico, social e económico permanente a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente”, frisou o administrador.
O município de Caconda é dos maiores produtores agrícolas da Huíla e faz parte do chamado “triângulo do milho”, contando com uma população superior a 227 mil 362 habitantes, na sua maioria fixada em áreas rurais. MS