Ombadja Setenta e seis produtores agrícolas das cinco comunas que compõem o município de Ombadja, província do Cunene, participam desde esta quinta-feira na Feira de Escoamento de Produto do Campo, com vista a impulsionar a actividade agrícola na região.
Durante três dias, os expositores vão apresentar a diversidade dos produtos agrícolas, com destaque para hortícolas, cereais, leguminosas, abóboras, cana-de-açúcar, animais de pequeno porte, entre outros.
Na ocasião, o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas de Ombadja, Gaspar Júlio, disse que a feira visa facilitar a comercialização dos produtos locais, no âmbito do processo de escoamento, como uma das fases mais importantes da cadeia produtiva.
Gaspar Júlio referiu que a mesma conta com a presença de cooperativas, produtores individuais e operadores de comércio de produtos de campo, de modo a alavancar as potencialidades agrícolas da região.
Com este evento, acrescentou, pretendem desenvolver um ambiente de negócios mais próximo dos cidadãos e atrair investidores a nível local.
Na abertura, o administrador municipal adjunto do Ombadja, Januário Luciano, reconheceu que a feira é uma oportunidade para os produtores aumentarem a oferta e contribuir no escoamento e comercialização dos seus produtos.
Disse que a actividade enquadra-se no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza, com objectivo de facilitar os camponeses a venderem os seus produtos.
Com um universo de 394 mil e 964 habitantes, o município de Ombadja, está dividido pelas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala yo Mungo.FI/LHE/AC