Huambo – Trezentos 85 jovens empreendedores do sector agro-pecuário na província do Huambo poderão receber, este mês, títulos de terras aráveis, para alavancar suas actividades, no âmbito no Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (PROJAPRON).
O facto foi confirmado, esta quinta-feira, à ANGOP, pelo secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) no Huambo, João Lara Macuva Hotalala, ao referir tratar-se de uma iniciativa que conta com o auxílio do Governo local, para facilitar o acesso ao crédito bancário deste segmento social e aumentar o emprego.
Explicou que a iniciativa dos 385 empreendedores, enquadrada, igualmente, no projecto Movimento de Intervenção dos Jovens Produtores da província do Huambo, conta com 35 jovens de cada um dos 11 municípios que compõem esta região do país.
Disse que a falta de título de concessão de terra e as dificuldades no tratamento da documentação necessária para o efeito, tem sido o principal constrangimento para os agricultores da província do Huambo acederem aos financiamentos diversos.
João Lara Macuva Hotalala informou serem empreendedores que já produzem em terrenos identificados até cinco hectares e outros jovens de famílias carenciadas, com o objectivo de alavancar o agro-negócio na região, com foco na empregabilidade.
Referiu ser uma iniciativa louvável do Governo da província do Huambo, que vai moralizar os jovens nas actividades de empreendedorismo no sector agro-pecuário, que têm, actualmente, como principal desafio o auto-emprego, para o sustento familiar, formação académica e a construção da casa própria.
O PROJAPRON, uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude, foi lançado em 2020. ZZN/JSV/ALH