Malanje- Cento e 75 jovens produtores de aves, terminaram hoje, quarta-feira, uma formação sobre avicultura, no município de Cangandala, com vista a permitir a melhoria da gestão dos respectivos aviários e o fomento da actividade na região.
Trata-se de cidadãos que beneficiaram de galinhas para a reprodução, entregues pela Administração Municipal de Cangandala, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), que terão a missão de gerar postos de trabalho e renda para as suas famílias.
De acordo com o director municipal da Agricultura de Cangandala, Manuel Albino, os jovens contam com galinheiros construídos com a comparticipação da Administração Local, com fundos do PIDLCP.
Disse que cada jovem recebeu dez galinhas e cinco galos, para a reprodução, sendo que uma parte dos ovos fica no seu galinheiro e a outra vai para a unidade satélite de produção de pintos do município, para beneficiar outros cidadãos.
Precisou que essa medida, vai permitir expandir o número de avicultores e contribuir na dieta alimentar das famílias, no município.
Disse que para além de aves, o Programa prevê também a entrega de gados suínos, caprinos e ovinos, para repovoamento, sendo que cada família receberá 5 animais, dos quais quatro fêmeas e um macho, bem como a +preparação de 200 hectares para beneficiar igual número de agregados.
Durante dois dias, os avicultores aprenderam entre outras, técnicas de reprodução de pintos, tratamento a se ter com pintos, entre outros cuidados, para que as galinhas cresçam saudáveis.
A criação de aves, história da avicultura, avicultura de corte, avicultura de postura,classe de aves, prevenção de doenças, ovos férteis ou galados, constituição e composição de ovo, incubadora e choradeira, aviário, constam das matérias ministradas.NC/PBC