Saurimo - A produção agrícola na Lunda-Sul, cuja projecção para a campanha 2024-2025 aponta para uma safra acima de 500 mil toneladas, vai contar, pela primeira vez, com o apoio de drones de pulverização e combate às pragas.
Em declarações à ANGOP, hoje, terça-feira, o director do Gabinete da Agricultura na Lunda-Sul, Nelson Senguitali, disse que a introdução de drones vai garantir que em quatro meses sejam produzidos cinco mil toneladas de arroz em mil hectares.
Salientou que para atingir esta meta de produção (mais de 500 mil toneladas) estão disponíveis 84 mil e 614 hectares de terras aráveis nos quatro municípios da província (Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo).
Informou que 56 mil e 544 famílias camponesas, 287 cooperativas e 369 pequenos produtores vão assegurar a produção de alimentos na campanha agrícola aberta no último fim-de-semana, na comuna do Mona Quimbundo.
Por outro lado, sublinhou que a estratégia do governo no concerne à produção de grãos em larga escala passa por uma aposta evidente no arroz, milho e feijão.
A fonte realçou que está em preparação cerca de três mil hectares de terra para a produção de cereais e prevê-se a instalação de uma unidade fabril para o seu processamento.
Na campanha agrícola 2023-2024 foram preparados 82 mil e 371 hectares de terras, onde foram produzidos 500 mil toneladas de produtos alimentares diversos.
A campanha contou com o envolvimento de 278 cooperativas agrícolas e 364 pequenos produtores.EM/JW/HD