Saurimo - A província da Lunda Sul quer ser um dos maiores produtores de arroz na região Leste do país, o que leva o governo local a empenhar-se cada vez mais em aumentar os hectares para a sua produção, declarou hoje o governador provincial, Daniel Neto.
Em declarações à ANGOP, o governante referiu que no passado a província já foi celeiro do arroz e com a implementação do PLANAGRÃO - Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos, vai, efectivamente, reforçar a produção feita à base da agricultura familiar.
Daniel Neto informou também que a Lunda Sul tem recebido muitos investidores interessados em cultivar cereal e, realçou, com os passos que estão a ser dados esperam voltar a ser um dos grandes produtores.
Para o êxito do referido plano, disse, o Governo da Lunda Sul tem estado a trabalhar na preparação das terras, para serem distribuídas aos potenciais investidores, assim como com o Ministério da Agricultura e Economia, no sentido de estruturar aquelas que serão as áreas onde poderão ser implementados o PLANAGRÃO.
Daniel Neto sublinhou que, independentemente do PLANAGRÃO, a população por si só já tem estado a cultivar arroz em quantidades consideráveis, nas comunas do Chiluange e Cassai Sul, (municípios do Muconda e Dala), respectivamente, com produção aceitável feita através da agricultura familiar e de forma manual.
Revelou que o Governo vai instalar brevemente uma fábrica de descasque de arroz numa destas comunas produtoras, com objectivo de incentivar cada vez mais os camponeses a produzirem o cereal e melhorar igualmente a sua dieta alimentar.
Deu a conhecer que na presente campanha agrícola 2022/2023 a província recebeu do Ministério da Agricultura 200 toneladas de sementes de arroz, que foram distribuídas nos quatro municípios.
Daniel Neto reconheceu serem enormes os desafios para a produção de arroz, mas disse estar confiante que na próxima colheita as quantidades serão maiores, atendendo à disponibilidade dos seus produtores.
Na campanha agrícola 2021/2022 foram preparados 170 hectares e esperava-se colher 180 toneladas do cereal.
A Lunda Sul conta com três municípios com altas potencialidades para a produção do arroz, nomeadamente Saurimo, Muconda e Dala, que possuem, no global, uma extensão total de 29 mil hectares para o cultivo do cereal.
Para a presente campanha agrícola 2022/2023, foram projectadas dois mil 541 hectares para a produção de arroz a nível da agricultura familiar, aguardando um rendimento de duas mil 795 toneladas do grão.