Dundo - As autoridades da Lunda-Norte perspectivam a partir deste ano, uma produção anual de 25 mil litros de mel nos municípios de Chitato, Lucap e Lóvua.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, pelo director da Gabinete Provincial da Agricultura na Lunda-Norte, José Mendes, sublinhando que a produção será assegurada por 44 apicultores, incluindo 27 refugiados da República Democrática do Congo (RDC), assentados no Lóvua.
Fez saber que os apicultores beneficiaram de uma formação sobre a caracterização geral da apicultura, noções de anatomia, organização social das abelhas, ciclo de vida, enxamenação, equipamentos e ferramentas necessárias para a apicultura.
Disse que o projecto de produção de mel tem financiamento do Programa Alimentar Mundial (PAM), uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e enquadra-se na estratégia de desenvolvimento apícola sustentável.
Informou que das 300 colmeias previstas , já foram distribuídas 287 , sendo 140 para o campo de refugiados do Lóvua e o restante para apicultores individuais. HD