Dundo – Dez mil e 300 cabeças de gado bovino serão vacinadas, a partir de Maio próximo, na província da Lunda Norte, contra a dermatite nodular e peripneumonia contagiosa.
Em declarações à imprensa, à margem de uma reunião técnica do governo local, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pecuária na Lunda Norte, José Mendes, disse que foram disponibilizadas, até ao momento, nove mil doses de vacina e aguardam um reforço, nos próximos dias, para se atingir a meta preconizada, no quadro do Programa Nacional de Vacinação.
Adiantou que prevê-se igualmente administrar a vacina antirrábica, a cerca de quatro mil animais de estimação, a partir da mesma data, acrescentando que as doses para o efeito já estão disponíveis.
Disse que actualmente estão a ser desenvolvidas acções preliminares, junto das administrações municipais, no sentido de se criarem as condições de apoio logístico aos técnicos veterinários, tratadores de gado e vacinadores, para a campanha decorrer sem sobressaltos.
Informou que serão criadas 50 brigadas, nos dez municípios que compõem a província da Lunda Norte.
O gabinete provincial da Agricultura e Pecuária controla actualmente 23 mil e 600 cabeças de gado bovino e mais de cinco mil animais de estimação.